Encerramento de oficina de teatro será com apresentações de 8 peças em Formiga

Alunos do produtor teatral Gilberto Basílio se preparam para os espetáculos agendados para maio, na Emart

Encerramento de oficina de teatro será com apresentações de 8 peças em Formiga
Alunos da oficina de teatro ensaiando a peça ‘O Hospital Maluco’




A oficina de teatro, que está sendo realizada gratuitamente desde o início de fevereiro na Emart (Escola Municipal de Artes), terá um encerramento com chave de ouro. É que oito peças estão sendo preparadas e serão apresentadas em maio pelos alunos do produtor teatral Gilberto Basílio à população formiguense.
Os eventos ocorrerão à noite na própria Emart. Conforme contou Gilberto, as peças são “O Hospital Maluco”, agendada para o dia 10, às 20 horas; “A Herança” no dia 11, às 20h30; “A dança e o teatro: a diferença muda” no dia 17, às 20h30; “O Espelho” no dia 23, às 20 horas; “Esquecer é o mal que não presta” também no dia 23, às 20h30; “O Navio Negreiro” no dia 24, às 20h30; “A Bela e a Fera” no dia 25, às 18 horas, e “Lulu e o Tamanduá Rochinha” no dia 25, às 20h30.
Os ingressos para assistir às peças já podem ser retirados gratuitamente na Emart ou na Secretaria Municipal de Cultura. Gilberto convida a todos para prestigiar os alunos nas apresentações. “Preparamos essas peças com muito entusiasmo. Todos os alunos se dedicaram nas aulas, adquiriram conhecimentos e se revelaram talentosos. Eles estão prontos para apresentar um ótimo espetáculo teatral para a população formiguense. Estou muito feliz com a realização desse projeto”, comentou.
A oficina de teatro realizada por Gilberto Basílio foi aprovada no projeto do Governo Federal pelo Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB LEI Nº 14.399/2022). Essa lei promove a parceria da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com a sociedade civil no setor da cultura, bem como no respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura no Brasil. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Segundo o produtor teatral, a proposta da oficina foi levar os elementos do jogo cênico para todas as pessoas e tornar acessível os recursos do teatro, a fim de desenvolver habilidades socioemocionais, artísticas e estéticas. “O principal objetivo dessa oficina foi despertar o potencial artístico dos participantes, além de promover a socialização, a criatividade e capacidade de expressão corporal deles”, completou.

O produtor teatral Gilberto Basílio é quem conduz a oficina em Formiga

 As apresentações das peças serão na própria Emart