Formiga se torna referência regional no serviço de infectologia
Município tem avançado com a realização de diagnóstico precoce, vacinação especial, acolhimento humanizado e tratamento integral para doenças sexualmente transmissíveis

Formiga se tornou uma referência regional no serviço de infectologia, ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde. O destaque do trabalho no combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é resultado do comprometimento da equipe de profissionais, que oferece um atendimento especializado, humanizado e de qualidade.
Conforme divulgou a Prefeitura, enquanto muitos municípios da região ainda dependem de centros mais distantes para realizar exames fundamentais, como carga viral de HIV e contagem de CD4, Formiga rompe esse padrão com diagnóstico precoce, vacinação especial, acolhimento humanizado e tratamento integral para HIV, hepatites virais, tuberculose, hanseníase e outras ISTs.
“A coleta local de exames avançados evita deslocamentos longos, melhora a adesão ao tratamento e reduz índices de abandono, garantindo mais cura e dignidade para os pacientes. Os impactos dessa iniciativa foram reconhecidos recentemente em reunião da região de saúde de Divinópolis, onde o município foi apresentado como exemplo de gestão eficiente e cuidado humanizado”, explicou.
De acordo com a Prefeitura, a equipe responsável pela qualidade dos atendimentos conta com Raphaela Pinheiro, na direção; Iandara Silveira, na coordenação; a infectologista Raquel Vaz; a biomédica Gabriela Vaz e o técnico em enfermagem Jorge Duarte. “São profissionais que atuam com propósito, sensibilidade e competência, colocando Formiga entre os municípios de destaque no atendimento em saúde pública. Com isso, a cidade prova que, com gestão responsável, empatia e compromisso, é possível oferecer um atendimento de excelência e próximo de quem mais precisa”, completou.