Festa da Abolição da Escravatura será celebrada neste sábado em Formiga
Promovido pela Irmandade do Congado do Rosário, evento terá início às 9 horas, com cortejo da Princesa Isabel até a Câmara Municipal

Neste sábado, 10 de maio, a cidade de Formiga será palco de uma grande celebração em homenagem à Abolição da Escravidão no Brasil. Realizado pela Irmandade do Congado do Rosário de Formiga, o evento promete um dia repleto de emoção, tradição e resistência.
Conforme divulgado pela organização, a festividade contará com a participação de guardas de congado de Formiga e de cidades vizinhas, reforçando a importância da união entre os povos e a preservação da cultura afro-brasileira.
“Mais do que uma comemoração, a Festa da Abolição é um ato de amor, memória e luta. Com tambores que ecoam histórias ancestrais, o público é convidado a dançar, refletir e celebrar a liberdade conquistada com muita resistência”, comentou José Rosa, presidente da Irmandade do Rosário.
Intitulada “Revivendo o 13 de Maio”, a festividade contará com a seguinte programação: às 9h00 – cortejo da Princesa Isabel para a Câmara Municipal; 9h30 – debate e leitura da Carta Áurea na Câmara; 11h00 – festa na Praça Ferreira Pires; 13h00 – almoço; 15h00 – cortejo da casa da Princesa Isabel para a Igreja do Rosário; 17h00 – abertura da Porta da Igreja.
A Abolição da Escravatura no Brasil é comemorada em 13 de maio, data em que foi assinada a Lei Áurea em 1888 pela Princesa Isabel, marcando o fim do trabalho escravo no país. Esta data comemora a libertação de mais de 700 mil escravos, culminando em um movimento abolicionista que lutava pela abolição da escravidão há décadas.
“Toda a comunidade está convidada a participar desse momento especial que valoriza a força do nosso povo e a beleza das nossas raízes”, finalizou José Rosa.