Prefeitura anuncia processo seletivo da Educação

Certame ocorrerá com a inclusão da Prova Nacional Docente do Programa Mais Professores, do Governo Federal

Prefeitura anuncia processo seletivo da Educação
A/ Prova Nacional Docente é um exame realizado com o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes - Foto: Pixabay/Reprodução




A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, anunciou nesta quinta-feira, dia 8, a realização de um processo seletivo para contratação temporária em 2026 de professores e pedagogos. O certame contará com uma novidade: a inclusão da Prova Nacional Docente (PND) do Programa Mais Professores, do Governo Federal.
Segundo a Prefeitura, o edital do processo seletivo está previsto para ser divulgado em junho. As inscrições serão realizadas entre os dias 30 de junho e 11 julho, e a prova deverá ser aplicada em novembro deste ano.

PND
Conforme consta no portal gov.br, a/ Prova Nacional Docente é um exame anual realizado pelo Ministério da Educação e o/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes.
“A PND não substitui o processo seletivo das redes. Ela é um instrumento avaliativo adicional, podendo ser utilizada tanto como etapa única quanto complementar nos processos seletivos das redes. O estado ou município é responsável por todos os procedimentos necessários para planejamento e efetivação do processo seletivo, bem como das contratações e nomeações decorrentes dele. Ao aderir à PND, eles demostram o interesse em utilizar os resultados da PND em seus processos seletivos, garantindo que os candidatos interessados se preparem e participem da PND. Além disso, por meio da adesão, o Ministério pode melhor apoiar nesses processos, inclusive na divulgação dos editais de seleção”, explica.

‘Mais professores’
O portal “gov.br” traz ainda que o Programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. “A iniciativa visa  fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. O programa envolve ações em 5 eixos estruturantes: a seleção para o ingresso na docência com a Prova Nacional Docente; atratividades para as licenciaturas, como bolsa Pé-de-Meia Licenciaturas para fomentar o ingresso, a permanência e a conclusão nos cursos de licenciatura; alocação de professores, com bolsa Mais Professores para incentivar a atuação em regiões e áreas de conhecimento com carência de docentes; formação docente, com um portal que visa fortalecer o desenvolvimento profissional de acordo com o perfil e a necessidade do docente e a valorização dos professores, com ações de reconhecimento da importância social dos docentes, estabelecidas por meio de parcerias com outros ministérios e órgãos públicos.