Formiga se prepara para a Semana da Luta Antimanicomial
Programação vai de segunda, dia 12, a sexta, dia 16, com várias atividades promovidas pelo Caps

O 18 de maio é marcado no calendário como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e Formiga já se prepara para uma semana de atividades em alusão a essa data. A Prefeitura, por meio do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), promoverá diversas ações entre a próxima segunda-feira, dia 12, e sexta, dia 16.
Conforme divulgado, a programação especial contará com momentos de cuidado, cultura, partilha e integração. “Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, vivenciaremos uma semana feita para valorizar o respeito, a escuta, o acolhimento e o cuidado em liberdade e também lembrarmos que o manicômio nunca produz saúde, cidadania e dignidade. Venha viver essa experiência conosco. Manicômios nunca mais”, convidou.
A luta antimanicomial
A luta antimanicomial surgiu no Brasil no final da década de 1970, como parte do movimento de reforma psiquiátrica. Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, o marco inicial foi o encontro dos trabalhadores da saúde mental em Bauru (SP), no dia 18 de maio de 1987, que deu origem à luta por uma nova abordagem no tratamento de transtornos mentais, com foco na liberdade e na comunidade.
A luta antimanicomial, que busca o fim da internação compulsória e a garantia dos direitos de pessoas com sofrimento mental, ganhou força a partir da redemocratização do país. O objetivo é promover uma nova forma de cuidar de quem sofre com transtornos mentais, com base na autonomia, no respeito à cidadania e no tratamento em comunidade.
Programação
* Segunda-feira, dia 12 – às 8h30: Dia da Beleza no Caps
* Terça-feira, dia 13 – às 9 horas: Piquenique na Praia Popular com apresentação teatral
* Quarta-feira, dia 14 – às 9 horas: Cinema comentado no Caps
* Quinta-feira, dia 15 – às 8h30: Passeata do Raps (Rede de Atenção Psicossocial) com concentração na Praça da Matriz São Vicente Férrer
* Sexta-feira, dia 16 – às 11h30: Tradicional feijoada de encerramento no Caps
Caps mudará horário de funcionamento na próxima semana
O Centro de Atenção Psicossocial divulgou que, na próxima semana, o atendimento ao público será alterado devido à programação da Semana da Luta Antimanicomial. Segundo a unidade, na quinta-feira, dia 15, não haverá atendimento no local. Na sexta-feira, dia 16, o serviço ocorrerá somente no período da tarde. “Contamos com a compreensão de todos”, ressaltou.