Geleia formiguense é a melhor do Brasil
Produto da empresa Do Rancho e que tem sabor de abacaxi com pimenta ficou em 1º lugar na categoria ‘Geleia Mista’ no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025

A geleia Abacaxi com Pimenta, produzida pela empresa formiguense Do Rancho, foi ouro no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025. Ela foi eleita a melhor do país e ficou em 1º lugar na categoria “Geleia Mista”.
A proprietária da Do Rancho, Glenda Frade, recebeu a premiação (um troféu e um certificado) nesta terça-feira, dia 13, na sede da CNA, em Brasília.
Pelas redes sociais, a empresa se manifestou sobre o resultado do concurso. Do Rancho traz em sua página no “Facebook”: “Gente, aconteceu. A nossa geleia de abacaxi com pimenta acabou de ganhar Ouro no Prêmio CNA Brasil Artesanal. Sim, é oficial: temos a melhor geleia do Brasil. Eu tô sem palavras...só gratidão! De um sonho no Rancho em Formiga, agora a nossa receitinha tá brilhando pro país inteiro ver! Obrigada a todo mundo que acredita, apoia, prova, compartilha e espalha esse amor comigo. Esse prêmio é nosso! Formiga tá no topo, bebê! E quem ainda não provou, corre porque agora é Ouro no pote”.
O concurso
O concurso, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos e com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL/SAA SP), atraiu produtores de diferentes lugares do Brasil e classificou as cinco melhores geleias do país em duas categorias: simples (único sabor) e mista (misturas, vários sabores). “As dez amostras selecionadas, cinco em cada categoria, receberam certificados e prêmios. Os três primeiros ganharam também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze. Os premiados são de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pará, Maranhão e Santa Catarina”, informa o portal da CNA Brasil.
Segundo ele, a iniciativa ocorre anualmente e tem como objetivo valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem. Na categoria “Geleia Mista”, o prêmio foi para Formiga, a única cidade mineira selecionada entre as dez classificadas. Já na categoria “Geleia Simples”, quem levou o primeiro lugar foi a Geleia Bergamota, feita pela Casa Piovene, de Gramado/RS.
OUTROS VENCEDORES
Na categoria Mista, além da formiguense Do Rancho, as demais classificadas foram: 2º lugar: Fazenda Bacuri Geleias Osaqui - cupuaçu com pimenta orgânica (Bragança/PA); 3º: Geleias DaJô - abacaxi com pimenta (Estreito/MA); 4º: Geleia de Lá Guardia - butiá com cachaça (Santo Angelo/RS); e 5º lugar: Clamar Geleias Artesanais – cupuaçu com pimenta (Jundiaí/SP).
Na categoria simples: 1º: Casa Piorene – geleia bergamota (Gramado/RS); 2º: Fazenda Bacuri Geleias Osaqui – bacuri orgânico (Bragança/PA); 3º: Léia Fardin – Doces Artesanais Caseiros - geleia de laranja (Santa Rita do Passa Quatro/SP); 4º: Geleias da Bisa – pêssego (Porto Alegre/RS); 5º: Geleias Bachmann Artesanal – geleia de figo (Rio do Sul/SC).