Câmara cria Comenda ‘Amor Incondicional’

Honraria será entregue sempre em setembro e é dedicada às pessoas que atuam para garantir os direitos das famílias atípicas

Câmara cria Comenda ‘Amor Incondicional’
O projeto que cria a honraria foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira, dia 12




A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira, dia 12, o projeto de lei nº 048/2025, que cria a Comenda “Amor Incondicional” em Formiga. De autoria da vereadora Osânia Silva/PSD, a proposta institui a honraria dedicada a pessoas (mães, pais, responsáveis legais e simpatizantes) que atuam em prol da visibilidade e garantia dos direitos das famílias atípicas.
Segundo o projeto, a comenda será outorgada anualmente pelo Legislativo em reunião ordinária no mês de setembro e será concedida por única indicação de edil. “As despesas decorrentes da lei correrão por dotação orçamentária do Poder Legislativo”, completa a proposta.
Em sua justificativa, Osânia Silva ressalta que a comenda visa homenagear as pessoas que atuam com altruísmo, resiliência e dedicação em prol das famílias atípicas. “Essa comenda é a oportunidade de reconhecer e valorizar a força de diversos cidadãos e cidadãs que se dedicam à causa. Além disso, reforça a importância do acolhimento, da inclusão e do suporte a essas famílias que enfrentam desafios diários, muitas vezes invisíveis para a sociedade. Assim a honraria, destina-se aos familiares e amigos que com perseverança se dedicam àqueles que necessitam de cuidados específicos, como a Pessoa com Deficiência (PcD), Doenças Raras, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista - TEA, e outras condições diagnosticadas”, comentou.
De acordo com a vereadora, a escolha do mês de setembro tem um significado especial. “É o mês que inicia a Primavera no hemisfério Sul. A Primavera é a estação do ano associada ao florescimento, ao renascimento, ou seja, é o anúncio de um novo início. Assim é a vida das famílias atípicas: marcadas diariamente por novos desafios e renascimentos e, tal como girassóis, sempre buscando a luz mesmo em momentos obscuros, pautadas, sobretudo, pelo Amor Incondicional”, explicou.