13 de Maio, uma data histórica

A Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel no dia 13 de maio de 1888, é um marco histórico que representa o fim da escravidão no Brasil e a luta contra a discriminação racial.
A abolição da escravatura, no entanto, não foi acompanhada de medidas para inserir a população negra na sociedade brasileira. Essa parcela do país continuou sendo marginalizada, não tendo acesso à terra, nem à educação, nem a oportunidades dignas.
Esse fato levou o movimento negro a ver o 13 de maio como um momento de reforçar a importância da luta contra o racismo no Brasil, que, ainda hoje, no século XXI, é um grande problema para o nosso país.
Para marcar a data, a equipe da Biblioteca Pública Municipal Donateli Gandra Fonseca, organizou uma exposição reunindo um rico acervo literário. Livros de autores negros incluindo clássicos como Machado de Assis, Lima Barreto, Castro Alves, e obras contemporâneas de Ana Maria Gonçalves, Itamar Vieira Júnior, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e a biografia de Luís Gama. Além de livros que retratam a história da abolição no Brasil.
A exposição promove uma viagem pela história e uma reflexão sobre o passado: para compreender o presente e projetar um futuro mais justo e igualitário.
Prezado leitor, acompanhe os projetos e ações de incentivo à leitura, as publicações diárias nas redes sociais de resenhas, aquisições de novos livros, e outras informações relevantes do universo literário.
O atendimento é de segunda à sexta de 8h às 17h, na Rua Lassance Cunha, 671 no Quinzinho.