O formiguense que Formiga já teve

O formiguense que Formiga já teve




Falecido em 2016, o genial escritor e filólogo italiano Umberto Eco disse em 10 de junho de 2015 que “o papel das novas tecnologias no processo de disseminação de informação dá o direito à palavra a uma legião de imbecis que antes falavam apenas em um bar e depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a coletividade”. Em outras palavras, ele deixou claro que as redes sociais deram eco aos grunhidos dos idiotas sem cultura e desinformados. E os formiguenses da categoria estão demonstrando que sabem muito bem disso.
Nesta semana, “O Pergaminho” publicou o resultado de um estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) que aponta que Formiga é a oitava cidade de Minas Gerais em desenvolvimento socioeconômico, oitavo lugar em 853 municípios, logo à frente de Divinópolis. Assim que o jornal circulou, teve gente indo a grupos de facebook e whatsapp duvidando, achando estranho… o normal seria a cidade estar na rabeira. E os municípios muito maiores e com o PIB muito mais valoroso…?
Se fosse a Prefeitura que tivesse feito o estudo, teria sido manipulação, se fosse a Câmara Municipal, incompetência, se fosse a Acif/CDL, tendenciosa.
A pesquisa da Firjan trata de três pontos: emprego e renda, saúde e educação. É fácil de confirmar a veracidade: alguém conhece algum pedreiro, bombeiro, eletricista ou pintor desempregado na cidade? E mais, a fila de espera por uma empregada doméstica é infinita.
Na região inteira, quando alguém adoece e quer médicos especialistas, clínicas de qualidade e hospital de respeito faz o quê? Vem pra Formiga… Quem quer educação superior de excelência tem duas opções: Unifor e IFMG. Isso sem contar que a educação infantil das Areias Branca é das melhores e mais comentadas do Brasil há mais de 20 anos. E fazer compras em um comércio variado, repleto de opções com atendimento diversificado…
Ao ser analisada a lista dos que se demonstraram duvidosos e torcem o nariz, acha-se uma relação fácil com aqueles que estão sempre enumerando o que a cidade já teve. Antigamente, Formiga também tinha formiguenses muito melhores, que valorizavam muito mais sua cidade do que a legião de imbecis da qual falou Humberto Eco.