Depois de 100 dias, covid-19 volta a matar em Formiga

De uma média de 0,5 caso por dia nos últimos três meses, a cidade passou a ter 35,5 casos diários

Depois de 100 dias, covid-19 volta a matar em Formiga
Diante do aumento de casos de covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde mantém a recomendação do uso de máscaras em locais de aglomeração e em estabelecimentos de saúde (Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio)




É triste noticiar, mas a covid-19 voltou a matar em Formiga depois de exatos 100 dias da última morte na cidade: 21 de agosto. Uma mulher de 61 anos, que estava internada na UPA positiva para a doença, faleceu no dia 29 de novembro.

E se não bastasse, a quantidade de pessoas na cidade infectadas com o novo coronavírus está alarmante. De uma média de 0,5 caso por dia nos últimos três meses, Formiga passou a ter 35,5 casos diários na semana entre o dia 29 de novembro e 5 de dezembro (um total de 213 novos casos em seis dias). O balanço foi feito baseado nas informações dos boletins epidemiológicos semanais divulgados pela Prefeitura Municipal.

O recente boletim saiu nesta segunda-feira, dia 5. De acordo com ele, com a morte da mulher de 61 anos, o número de óbitos subiu para 330. Até então, a última pessoa que perdeu a vida para a doença tinha sido um homem de 89 anos, que tinha doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão. Ele estava internado na UPA e faleceu no dia 21 de agosto.

A mulher que estava positiva para a doença e faleceu na semana passada também tinha doença pulmonar obstrutiva crônica, além de diabetes e obesidade. Além do registro de óbito e dos novos casos da doença na cidade, o boletim revela que há 212 pessoas positivas para a doença que estão em acompanhamento pela Secretaria de Saúde e uma pessoa em internação clínica. Ainda de acordo com o boletim, desde que a covid-19 chegou a Formiga, o total de casos confirmados da doença é de 24.143.

O aumento de casos em pouco tempo já preocupa alguns formiguenses, que voltaram a usar máscaras em locais abertos. A Secretaria Municipal de Saúde mantém a recomendação do uso de máscaras em locais de aglomeração e em estabelecimentos de saúde, especialmente por pessoas com sintomas gripais.

 

O recém boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Formiga