Patrimônio Cultural de Formiga é tema de competição de conhecimento

Ação, promovida pela Secretaria de Cultura, faz parte do projeto de educação patrimonial do Município

Patrimônio Cultural de Formiga é tema de competição de conhecimento
Competição contou com a participação de alunos do ensino fundamental indicados pelas escolas em que estudam

No início do ano, álbuns de figurinhas temáticas sobre o Patrimônio Formiguense foram disponibilizados para crianças que cursam o Ensino Fundamental I, em instituições das redes públicas e privadas do município. Na última sexta-feira, 10, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu uma competição de conhecimento sobre o Patrimônio Cultural de Formiga, com a participação de alunos que fizeram a “caça às figurinhas”. As crianças foram indicadas pela escola em que estudam e todos os participantes foram presenteados com exemplares do jogo “Patrimônio Divertido”. As instituições de ensino também foram agraciadas com os jogos.

A competição marca a culminância desta ação de Educação Patrimonial promovida pelo Município de Formiga, que tem o mesmo nome do jogo: “Patrimônio Divertido”. Os vencedores da competição foram premiados com medalhas. Foram eles: 1º lugar – Alice Giarola Ramos – Colégio Losango; 2º lugar – Lara Medina Silva – Escola Municipal Paulo Barbosa; 3º lugar – Luara Maria do Nascimento – Viramundo. 

O “Patrimônio Divertido”, assim como o álbum de figurinhas, é uma estratégia lúdica de Educação Patrimonial utilizada pelo Município de Formiga, subsidiada com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural (Fumpac), em que os participantes se divertem e aprendem sobre o patrimônio formiguense.  O tabuleiro contém um caminho que passa por vários imóveis protegidos pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Formiga, composto por 57 casas. Durante o trajeto, os jogadores respondem perguntas referentes aos imóveis que fazem parte do jogo. Vence aquele que primeiro consegue levar seu pino ao Monumento do Cristo, saindo da Igreja Matriz São Vicente Férrer.

O brinquedo pode ser encontrado, também, nas Bibliotecas Públicas Municipais, onde a população tem a oportunidade de se divertir e aprender um pouco sobre o Patrimônio Cultural Formiguense. Em 2022, a primeira unidade do “Patrimônio Divertido” foi entregue ao prefeito Eugênio Vilela. O exemplar está exposto no Gabinete para que visitantes possam conhecer essa ferramenta lúdica de educação patrimonial.

Todos os participantes foram presenteados com exemplares do jogo ‘Patrimônio Divertido’ e os vencedores ganharam medalhar