Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Festivais de MPB - I

Apenas neste mês de julho houve a divulgação do resultado de 12 classificações de músicas com letras do poeta formiguense Manoel Gandra em vários festivais de MPB. Três estão na lista do Fenac (Festival Nacional da Canção): “Cartomante” (1), de Manoel Gandra, Sonekka e Robledo Carlos, será apresentada em Tiradentes pela intérprete Tia Elza; “Pele” (2), de Manoel Gandra, Eduardo Santhana e Selma Fernands, ganhará a voz de Selma na cidade de Nepomuceno. Em Elói Mendes, Eduardo Santhana defenderá “Mineiridade” (3), dele e de Manoel Gandra.

 

Festivais de MPB - II

No Festival da Canção de Barroso, Campos das Vertentes, duas canções: “O ser e o estar” (4), de Manoel Gandra e Júnior Almeida, e “Mineiridade” (5). Em Angra dos Reis-RJ, “Falta de ar” (6), de Manoel Gandra e Eduardo Santhana. Em Bueno Brandão, na Zona da Mata Mineira, “Mineiridade” (7) mais uma vez defendida por Eduardo Santhana. Para o festival de Cruzília, na Serra da Mantiqueira, classificou-se “O ser e o estar” (8), e para itanhandu, também na Serra da Mantiqueira, “Pele” (9).

 

Festivais de MPB - III

No Festival de Música Caipira de Santana de Parnaíba-SP, Eduardo Santhana irá subir ao palco para cantar “Perdão, meu pai, peço perdão” (10), de autoria dele e de Manoel Gandra. Na sexta-feira, dia 21, a secretaria de Cultura de Alvinópolis divulgou as suas classificadas. “O ser e o estar” (11) e “Cartomante” (12) estão na lista.

 

Festivais de MPB - IV

Infelizmente, algumas datas de festivais coincidem e há a necessidade de comunicar a não participação. O critério utilizado tem como base a questão cronológica, quando uma secretaria de alguma prefeitura divulga as suas classificadas, ela exige a confirmação de participação, muitas vezes o “ok” já foi dado para outra cidade. Nos festivais que já aconteceram (vários serão em agosto), “O ser e o estar” já levou o terceiro lugar em Barroso e “Mineiridade” foi à final nacional de Bueno Brandão, ganhando a premiação “do Quarto ao Décimo”. Com esses resultados, chegam a 93 as vezes em que algum intérprete subiu ao palco de festivais pelo Brasil para receber prêmios com músicas com letras de Manoel Gandra. 

 

Barulhada

Tem leitor reclamando das motos rodando na cidade sem escapamento. De fato, é um barulho ensurdecedor. Tem um atento fã desta coluna que está citando que a coisa se agrava depois das 18 horas, quando vão para o “corre” os entregadores de alimentos e bebidas. A coluna foi atrás de uma pessoa entendida em questões de trânsito e ela disse que o “desajeito” é pior com relação às bicicletas motorizadas, elas é que estariam fazendo um escândalo maior. A “zona vara a madrugada acordando Deus e todo mundo”.

 

Queimadas - I

Também tem gente contando problemas relacionados às queimadas em lotes vagos na zona urbana de Formiga, uma grave situação que acontece nos meses secos do ano. “Quase todos os dias, a cidade é obrigada a conviver com esta situação, com o forte cheiro de fumaça. É preciso atenção especial por parte das autoridades ambientais, há lei para isso”, contou um.

 

Queimadas - II

“É muita falta de consciência, é preciso denunciar para coibir a prática [colocar fogo em lotes]. Hoje há tecnologia para identificar os locais onde o fogo se inicia e até os criminosos, drones localizam facilmente os espaços onde foram feitos estas queimadas, os infratores não podem ficar impunes. Pessoas com problemas respiratórios sofrem muito nesta época’”, completou.

 

A do dia

_ Papai…

_ Lá vem, lá vem… diga…

_ Cê sabe o que o tubarão disse quando ele engoliu um peixe-palhaço???

_ Nem imagino…

_ Ele disse: que gosto engraçado… kkk…

_ Dããã…