TCE mineiro recebe Polícia Civil para apresentar Central Suricato

TCE mineiro recebe Polícia Civil para apresentar Central Suricato




O Tribunal de Contas mineiro recebeu hoje, 25 de julho, uma equipe da Polícia Civil de Minas Gerais para apresentar os trabalhos desenvolvidos pela Diretoria de Fiscalização Integrada e Inteligência - Central Suricato.

O analista de Controle Externo Sálvio Gomes de Almeida falou sobre o trabalho que o TCE realizou em relação ao auxílio emergencial Força Família, implementado com o advento da pandemia de Covid-19. O Tribunal ficou responsável por tentar identificar quais famílias deveriam receber o benefício e evitar fraudes.

Fábio Dias Costa, coordenador de Operacionalização de Trilhas Eletrônicas de Fiscalização, falou sobre Alice e Solares, robôs desenvolvidos para auxiliar no cruzamento de dados para evitar duplicidades e falhas em licitações.
A analista de Controle Externo, Gisele Gonçalves de Brito, mostrou a metodologia criada pelo Tribunal para lidar com processo de sobrepreço. Daniel Vieira Leal, coordenador de Fiscalização Integrada de Atos de Pessoal, abordou as trilhas de análise em atos de pessoal.

Luciana Henriques Canaan, coordenadora do Laboratório de Análise de Dados, apresentou o Caju, robô desenvolvido com Inteligência Artificial para analisar os jurisdicionados. E por fim, o diretor do Suricato, Henrique Quites, abordou o Painel de Análise de Dados.
O encontro também teve o objetivo de renovar o Acordo de Cooperação Técnica, ACT nº 03/2018, que foi assinado com a intenção de trocar experiências e realizar trabalhos em conjunto.

Da Polícia Civil, participaram o delegado Jonas Tomazi; Izabella França Oliveira, representado a Superintendência de Informações e Inteligência Policial; Ricardo Shibata Braga, da área de Tecnologia da Informação; Rodrigo Paiva Maciel, analista de dados; e o investigador Raul Moraes de Euclides. Tomazi parabenizou o Tribunal de Contas por realizar um trabalho preventivo em relação a fraudes.

Também estiveram presentes a diretora-geral do TCEMG, Polliane Patrocínio; o superintendente de Controle Externo, Pedro Henrique Magalhães Azevedo; Manoel Messias Santos, assessor técnico do Suricato; o coordenador de Fiscalização Integrada de Matérias Especiais, Rafael Maruch de Carvalho; e o analista de Controle Externo Roberto Colares Junior.

Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Fonte: Tribunal de Contas de MG