‘O Navio Negreiro’ será apresentado neste sábado na Emart

Peça teatral escrita pelo produtor Gilberto Basílio, baseada no livro de Castro Alves, começa às 20h30

‘O Navio Negreiro’ será apresentado neste sábado na Emart
No sábado passado, a apresentação da oficina ocorreu na Praça da Matriz e envolveu dança e teatro




“O Navio Negreiro” é a próxima peça agendada pela oficina de teatro, iniciada em fevereiro e que está sendo encerrada neste mês. A apresentação ocorrerá neste sábado, dia 24, a partir das 20h30, na Emart (Escola Municipal de Artes).
O produtor e diretor teatral Gilberto Basílio é quem ministrou a oficina de teatro e escreveu o texto da peça que é baseado no livro de Castro Alves, “O Navio Negreiro”. O elenco conta com os atores Carlos Rafael Silva, Lívia Mattos, Aline Vieira, Adriel de Paula Jesus, Bruna Guimarães, Regina Maria Rodrigues, Heitor Henrique Lima e Gabriel Fernandes Lima.
Segundo Gilberto, a peça conta com a canção “Lamento de um filho”, composta por ele e musicada por Gibran Zorkot. A preparação vocal é de Francinara Guimarães. Na ocasião, haverá participações especiais de Maninho, Elaine Melo e Gabrielle Melo.
Gilberto convida os formiguenses para prestigiar os alunos da oficina de teatro. “Preparamos tudo com muito entusiasmo. O público vai se surpreender e ficar encantado com essa apresentação”, comentou.

As outras peças
A oficina realizou três peças nos dois últimos fins de semana, duas na Emart e uma na Praça da Matriz São Vicente Férrer. Para ontem, estavam previstas “O Espelho” e “Esquecer é o mal que não presta”, também na Emart. Para amanhã, haverá “A Bela e a Fera”, às 18 horas.
A oficina de teatro foi aprovada no projeto do Governo Federal pelo Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB LEI Nº 14.399/2022). A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Segundo o produtor teatral, a proposta da oficina foi levar os elementos do jogo cênico para todas as pessoas e tornar acessível os recursos do teatro, a fim de desenvolver habilidades socioemocionais, artísticas e estéticas. “O principal objetivo dessa oficina foi despertar o potencial artístico dos participantes, além de promover a socialização, a criatividade e capacidade de expressão corporal deles”, completou.
Os ingressos gratuitos podem ser retirados na Emart.