‘O Navio Negreiro’ será apresentado neste sábado na Emart
Peça teatral escrita pelo produtor Gilberto Basílio, baseada no livro de Castro Alves, começa às 20h30

“O Navio Negreiro” é a próxima peça agendada pela oficina de teatro, iniciada em fevereiro e que está sendo encerrada neste mês. A apresentação ocorrerá neste sábado, dia 24, a partir das 20h30, na Emart (Escola Municipal de Artes).
O produtor e diretor teatral Gilberto Basílio é quem ministrou a oficina de teatro e escreveu o texto da peça que é baseado no livro de Castro Alves, “O Navio Negreiro”. O elenco conta com os atores Carlos Rafael Silva, Lívia Mattos, Aline Vieira, Adriel de Paula Jesus, Bruna Guimarães, Regina Maria Rodrigues, Heitor Henrique Lima e Gabriel Fernandes Lima.
Segundo Gilberto, a peça conta com a canção “Lamento de um filho”, composta por ele e musicada por Gibran Zorkot. A preparação vocal é de Francinara Guimarães. Na ocasião, haverá participações especiais de Maninho, Elaine Melo e Gabrielle Melo.
Gilberto convida os formiguenses para prestigiar os alunos da oficina de teatro. “Preparamos tudo com muito entusiasmo. O público vai se surpreender e ficar encantado com essa apresentação”, comentou.
As outras peças
A oficina realizou três peças nos dois últimos fins de semana, duas na Emart e uma na Praça da Matriz São Vicente Férrer. Para ontem, estavam previstas “O Espelho” e “Esquecer é o mal que não presta”, também na Emart. Para amanhã, haverá “A Bela e a Fera”, às 18 horas.
A oficina de teatro foi aprovada no projeto do Governo Federal pelo Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB LEI Nº 14.399/2022). A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Segundo o produtor teatral, a proposta da oficina foi levar os elementos do jogo cênico para todas as pessoas e tornar acessível os recursos do teatro, a fim de desenvolver habilidades socioemocionais, artísticas e estéticas. “O principal objetivo dessa oficina foi despertar o potencial artístico dos participantes, além de promover a socialização, a criatividade e capacidade de expressão corporal deles”, completou.
Os ingressos gratuitos podem ser retirados na Emart.