Bebê é encontrado em caixa de papelão no Vargem Grande

Bombeiros foram acionados e resgataram o recém-nascido, de apenas 1,5 quilo, na manhã desta terça-feira, por volta das 10h20

Bebê é encontrado em caixa de papelão no Vargem Grande
A mãe do recém-nascido foi quem acionou o Corpo de Bombeiros para o resgate




Um triste caso de abandono de recém-nascido foi registrado na manhã desta terça-feira, 27 de maio, na Rua Américo Gontijo, no Bairro Vargem Grande, em Formiga. Um bebê de apenas 1,5 quilo foi encontrado dentro de uma caixa de papelão em via pública. A criança foi encaminhada à Santa Casa e, poucas horas depois, a autora foi identificada pela Polícia Militar.

A 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros foi acionada para fazer o resgate do neonato por volta das 10h20. Conforme divulgou a corporação, ao chegar ao local, a equipe não encontrou imediatamente a solicitante nem o bebê. Diante disso, foram iniciadas buscas pela região.

Durante as diligências, a guarnição localizou o recém-nascido do sexo masculino ainda com vida, dentro de uma caixa de papelão, com a presença de placenta, indicando um nascimento muito recente. A equipe iniciou imediatamente os primeiros atendimentos e cuidados de suporte básico, conforme protocolo para esse tipo de situação.

O neonato foi levado com urgência para a Santa Casa de Formiga, sendo encaminhado para a Sala Vermelha da instituição de saúde. Em entrevista ao portal “Informe Centro-Oeste”, a plantonista da Sala Vermelha, doutora Ana Flávia, disse que o bebê chegou ao hospital em “estado crítico, cianótico e com as extremidades frias”. Ele foi levado posteriormente para o Centro Obstétrico para receber melhores cuidados. A pediatra Dra. Marcela contou que o recém-nascido estava com grande desconforto respiratório e que, apesar de não haver vaga na UTI Neonatal, cujos dez leitos já estavam ocupados, um 11º leito foi providenciado para receber o bebê, de apenas 1,5 quilo. A expectativa é de que a criança receba alta em breve.

MÃE LOCALIZADA

Mais tarde, a Polícia Militar divulgou que já havia identificado a mãe da criança, o que foi possível graças aos Bombeiros, que salvaram o número da solicitante. A partir daí, os militares iniciaram a procura e chegaram até a mulher, de 22 anos de idade. Foi ela própria que acionou a corporação. 

Segundo a PM, a jovem já tem outros dois filhos, sendo um de 6 anos com paralisia cerebral e outro de 1 ano e 6 meses. Aos policiais, ela disse que não sabia da gravidez, que não fez pré-natal e só descobriu após sentir as contrações que antecedem o parto. A mulher foi levada para atendimento médico na Santa Casa e depois seria conduzida à Delegacia de Polícia.