Formiguense se destaca em time de futebol de Contagem

Carlos Miguel Ortiz é atacante na equipe sub-20 do Coimbra

Formiguense se destaca em time de futebol de Contagem
O craque formiguense Carlos Miguel




O formiguense Carlos Miguel Ortiz, de 18 anos, se destacou neste ano no time de futebol Coimbra, que fica em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Ele, que é atacante na equipe sub-20 do Coimbra, tem se revelado muito talentoso em campo.

Nesta semana, o portal da Prefeitura de Contagem trouxe uma matéria sobre o craque formiguense. Segundo o site, Carlos Miguel é um atacante ágil, que joga pelas pontas, finaliza bem e tem ‘cheiro’ de gol. Ele foi vice-artilheiro do Campeonato Mineiro de Futebol na sua categoria, com 13 gols.

Neste ano, Coimbra foi vice-campeão mineiro da categoria sub-20 e conquistou o título de campeão do interior. Com uma sólida defesa e um ataque envolvente, o time foi deixando muitas equipes para trás, mostrando os talentos de seus jogadores, inclusive do formiguense Carlos Miguel.

Homônimo do camisa 10 que jogou no Grêmio na década de 1990, Carlos Miguel mora no centro de treinamento do Coimbra, em Contagem, e tem paixão pelo esporte. A influência pelo futebol veio da família, em especial dos tios Edson e Evânio Arantes. “Sempre os vi jogar, não profissionalmente, em Formiga e isso foi o início de uma referência no futebol e em querer jogar”, contou Carlos.

A trajetória do atleta formiguense começou no Atlético Mineiro. Em 2018, passou em um teste no clube, onde ficou até 2022. Por lá, venceu o Campeonato Mineiro sub-14 e o Metropolitano sub-13 (futsal). Em 2023 chegou ao Coimbra e pela equipe foi campeão do interior sub-20, como um dos destaques da competição.

Sobre o futuro, Carlos Miguel diz pensar grande. Para ele, a curto prazo, o foco está na Copa São Paulo de Futebol Júnior e na Copa do Brasil sub-20. “São duas das maiores competições de base do Brasil, que todo atleta em formação sonha em jogar. Quero chegar longe, me destacar”, disse. Já a médio e longo prazos, Carlos Miguel sonha, um dia, estar no futebol inglês e, quem sabe, atuar ao lado de um ídolo. “Gosto muito do Gabigol e do Vinícius Júnior”, revelou. Carlos Miguel é um dos três atletas que já atuaram no time principal do Coimbra. Além dele, também atuaram o goleiro Gabriel Parra e o lateral Antônio Cabral.

Além de se destacar no futebol, Carlos Miguel ressaltou que o sucesso na carreira também tem outro viés: ajudar a família e amigos. “Quero muito ajudar minha mãe, pessoas próximas. Para isso, tenho treinado, me esforçado. Para ser atleta, a gente abre mão de muita coisa, longe da família, dos amigos. Cabe a mim me alimentar bem, hidratar, descansar, não cometer exagero. Sendo disciplinado e me esforçando, certamente o caminho fica menos complicado e as conquistas vão acontecendo”, concluiu.