Livro sobre o Mar de Minas é distribuído a visitantes e alunos do IFMG

Obra é resultado de um projeto de Mônica Lana da Paz e tem a participação de Aline Rodrigues e Thaís Lopes

Livro sobre o Mar de Minas é distribuído a visitantes e alunos do IFMG
O livro é paradidático e composto por seis contos que trazem toda a história da construção do Lago de Furnas e da Usina Hidrelétrica




O livro “Um mergulho nas histórias do Mar de Minas”, lançado em 2016, está sendo distribuído neste ano a visitantes e alunos do IFMG Campus Formiga. A obra é resultado de um projeto da professora Mônica Lana da Paz, de Belo Horizonte, e tem a participação das professoras Aline Rodrigues, de Córrego Fundo, e Thaís Lopes, de Formiga.

Segundo Thaís, o livro é paradidático e composto por seis contos que trazem toda a história de construção do Lago de Furnas e da Usina Hidrelétrica. “É uma obra que poderá ser utilizada pelos professores do ensino fundamental e médio em atividades multidisciplinares. Além de aprenderem fatos históricos, dados geográficos e biológicos, os alunos ficam sabendo o porquê da criação da Usina Hidrelétrica de Furnas. Eles também terão uma maior percepção sobre como é importante valorizar os recursos hídricos ao lerem histórias baseadas em fatos reais de experiências vivenciadas pelos moradores da região”, afirmou.

Para produzir o livro, as professoras viajaram até as cidades de Guapé, Capitólio e Pimenta e também até o distrito de Santo Hilário para entrevistar cinco pessoas. Foram ouvidos relatos de como se deu a construção da Usina Hidrelétrica de Furnas e de como foi o processo de chegada da água e a inundação da região onde nasceram. “Foi gratificante escrever histórias carregadas de memórias que teriam sido esquecidas, caso não fossem registradas por nossa equipe. Diante de todas as dificuldades, nossa equipe conseguiu produzir um livro cujas histórias seguem uma mesma linha de pensamento, almejando um objetivo maior: incentivar a preservação dos recursos hídricos, não só de Minas Gerais, mas de todos os lugares. Acreditamos que é por meio da troca de experiências que a aprendizagem se dá de forma efetiva. Ao ler nossas histórias, o aluno entenderá o que ocorreu em várias cidades mineiras para que a água chegasse até a torneira de sua casa. Desse modo, a ideologia de que precisamos economizar água é reforçada pelas memórias dos protagonistas do livro”, finalizou.